Desafio de Projetos CABS IEEE 2009

Intel - Tropico

O Desafio Principal O que é? Objetivos Organização Premiação
Inscrição Como se inscrever Posso participar? Inscreva sua equipe Classificatória Fale conosco


FAQ - Desafio de Projetos CABS IEEE 2009

Para informações detalhadas, consulte o Regulamento

1. O que eu preciso fazer exatamente para me inscrever?

Primeiramente, você precisa de uma idéia. Pense num novo produto, serviço ou processo que você julga ter alguma utilidade. Vale tudo, desde que contenha elementos de Engenharia Elétrica ou de Computação. Porém, você precisa de parceiros! Forme uma equipe de 2 a 4 participantes que corrobore de sua idéia, e pensem em maneiras de implementar o projeto, ou, pelo menos, a demonstração do conceito. Ou seja, pensem em como elaborar um protótipo da idéia. Este processo deverá gerar um Pré-Projeto, conforme o modelo disponibilizado aqui no site.
Para concretizar a inscrição, é preciso preencher o formulário no site e enviar o Pré-Projeto em formato PDF, também através do mesmo formulário.

2. Eu gostaria de fazer um projeto de algo já existente, posso?

Sua idéia não precisa ser algo completamente novo, jamais pensado pela humanidade, porém pode ser uma implementação diferente de algo que já exista, com outra abordagem teórica ou com custo diferenciado. Isso irá refletir no quesito chamado de “potencial inovativo” de sua nota, quanto mais inovador seu projeto, maior será sua nota.

3. Todos os grupos inscritos receberão subsídios para executarem seus projetos?

Não. Na primeira fase, no máximo 10 projetos serão selecionados através dos Pré-Projetos para continuarem na competição, e estes sim poderão receber reembolso financeiro e participar de eventuais treinamentos, palestras e visitas técnicas promovidos pela organização do Desafio.

4. Por que somente 10 projetos, no máximo, seguirão até o final?

Esta restrição tem como objetivo principal promover a competitividade entre as equipes desde o início, aumentando o nível dos projetos. Serão selecionados nesta etapa os projetos com maiores probabilidades de darem certo, de acordo com o entendimento do Comitê Executivo de Avaliação baseado no conteúdo do Pré-Relatório. Além disso, a quantidade de recursos para apoio dos grupos, tanto financeiro quanto técnico, é finita. Portanto, capriche no Pré-Projeto!

5. Como faço para receber o reembolso de produtos que adquiri para a execução do meu protótipo?

Primeiramente, o grupo deverá possuir as notas fiscais de todas as compras feitas. Estas notas deverão ser emitidas em nome da FUNCAMP, com os dados fornecidos abaixo:

Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - Funcamp
CNPJ (CGC): 49.607.336/0001-06

Serão reembolsáveis apenas itens justificados nos relatórios e não-patrimoniáveis pela Unicamp (por exemplo, um computador comprado para o projeto não poderá ser reembolsado).

As notas deverão ser encaminhadas para a Comissão Organizadora do Desafio de Projetos CABS IEEE 2009, que providenciará o reembolso a todos os grupos ao término do Desafio. O grupo será avisado por e-mail quando o reembolso estiver disponível.

6. Qual o limite máximo para reembolso?

O valor máximo de reembolso, somando todas as compras do grupo, é de R$500,00 (quinhentos reais). Gastos além deste valor ficarão por conta única e exclusivamente do próprio grupo.

7. Posso utilizar laboratórios da FEEC e equipamentos do almoxarifado?

Cada grupo deverá conter pelo menos um aluno da FEEC. Este aluno estará autorizado a utilizar um laboratório que será definido pela coordenação de graduação e emprestar equipamentos do almoxarifado da FEEC para confecção dos projetos. Estas atividades só poderão ser realizadas na presença deste aluno, que se responsabilizará inteiramente pela sala e equipamentos durante seu uso.

8. Escrevi um programa em C++ fantástico, posso concorrer com ele?

Não. Os protótipos deverão obrigatoriamente envolver algum tipo de hardware ou dispositivo físico. Você pode elaborar um software que controle o seu equipamento, dispositivo ou processo, mas programas por si só não contarão como projetos. No nosso entendimento, desenvolver um software envolve técnicas e metodologias diferentes de se desenvolver um projeto (que pode envolver um hardware, como citado anteriormente).

9. Fiz um modelo da nossa idéia genial no MATLAB, é o suficiente para eu participar?

Não. Você pode utilizar simulações computacionais à vontade durante a elaboração do seu protótipo e citá-las nos relatórios, mas as simulações sozinhas não têm valor nenhum para justificar a participação no Desafio, pelos mesmos motivos na resposta da questão #7.
Nós queremos que vocês coloquem a mão na massa!

10. Quem vai avaliar o nosso protótipo?

O Comitê Executivo de Avaliação (CEA) será composto por diversos docentes da FEEC, representantes dos patrocinadores, um representante da Agência de Inovação da Unicamp (INOVA) e um representante de uma instituição externa à Unicamp.

11. Como o CEA avaliará os protótipos?

Na etapa final do Desafio, o CEA utilizará toda a documentação fornecida pelas equipes (Pré-Projeto, Relatório Parcial, Prova de Conceitos, Pôster e, principalmente, o Relatório Final e o protótipo em si) para elaborar uma nota de 0 a 100 para cada um dos quesitos abaixo.

-Funcionamento do protótipo (sim, ele deverá funcionar!)
-Complexidade técnica (o quão difícil é colocar este projeto em prática, quais as soluções encontradas para os problemas surgidos e os conceitos científicos envolvidos)
-Potencial inovativo (o quão original é o projeto e o quanto ele pode impactar o mercado)
-Organização do grupo (refletida na qualidade da documentação apresentada)

Além disso, o grupo receberá mais uma nota de 0 a 100, correspondente à avaliação do público presente na apresentação dos protótipos.

12. Então, qual a nota máxima que meu grupo pode receber?

O valor máximo da nota final do projeto é 500.

13. Quero participar, porém tenho medo de que minha idéia seja patenteada!

Todos os membros do CEA, além dos membros da comissão organizadora assinarão um termo de sigilo se comprometendo a não divulgar nenhuma informação sobre o conteúdo dos relatórios.

14. Quem organiza o Desafio de Projetos CABS IEEE 2009?

O Desafio é organizado por duas entidades estudantis da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC):
-O Centro Acadêmico Bernardo Sayão (CABS), entidade representante dos alunos de Engenharia Elétrica.
-O Ramo Estudantil IEEE, entidade formada por alunos voluntários para fomentar entre os estudantes da UNICAMP o Institute of Electrical and Electronic Engineers, maior organização profissional do mundo.



Confira aqui o regulamento completo do Desafio de Projetos

Recomendamos que você leia a versão em PDF do regulamento:

Regulamento - 09/04/2009

Download Adobe Reader

Download Foxit Reader

   

 

Desafio de Projetos CABS IEEE 2009
www.desafiodeprojetos.fee.unicamp.br
© Desafio de Projetos CABS IEEE 2009
Parceiros | Intel | Tropico | Apoio | FEEC | Inova | National Instruments